APRESENTAÇÃO / RELACIONAMENTO COM O MARKETING E FUTEBOL

Meu nome é Michel Fazolin Di Santi Zampolli, tenho 35 anos e moro na cidade de Serra Negra, interior de São Paulo. Desde os meus 20 anos, trabalho com marketing, mas nunca havia feito uma graduação.

Paralelamente e por paixão, sempre fui envolvido com futebol em meu clube do coração, o Palmeiras. O Clube tem representantes por todo o Brasil e pelo mundo. Sendo assim, aos 20 anos, me inscrevi para ser Cônsul do Palmeiras em minha cidade. Durante esse período, além das ações em minha cidade, fui colaborador por quatro anos do Departamento do Interior do Palmeiras e, em 2019, na segunda gestão do Presidente Maurício Galiotte, fui nomeado Diretor Adjunto deste mesmo departamento. Uma de minhas funções é traçar ações de nossos consulados junto à equipe de Marketing do clube.

A ESCOLHA PELO FI

Por dois anos arrendei uma loja de tecnologia, porém, em dezembro de 2019, acabei meu contrato e não houve interesse do proprietário em renovação. Sabendo que a loja me tomava um grande período de tempo e tendo em vista que terminaria minha graduação em Marketing em abril de 2020, optei por focar no marketing.

Estando sempre em contato com sites e blogs da área, vi que o FI teria um curso iniciando em novembro daquele ano, onde os oito melhores alunos ganhariam uma experiência em um clube de futebol. E esta foi a oportunidade de estar mais próximo à realidade diária de um clube. A partir daí me inscrevi e me dediquei! Participei das aulas, fóruns e trabalhos, conseguindo estar entre os oito e ter a experiência prática no Botafogo da Paraíba.

A EXPERIÊNCIA

13/03 – Sexta-Feira: Depois de 2h30m de minha casa até o aeroporto de São Paulo e mais 3h20m de viagem, desembarquei em João Pessoa-PB no fim da tarde. Meu primeiro contato foi com o diretor de Marketing Rennan Cavalcante. Marcamos no sábado à tarde para ir ao treino.

14/03 – Sábado: Rennan me pegou no apartamento e fomos até o centro de treinamento. No caminho, tivemos uma conversa inicial onde ganhei a camisa do clube, a qual usaria nos dias seguintes. Neste dia conheci o estádio, as estruturas do centro de treinamento, um pouco da história, além do Presidente Sérgio Meira, funcionários do clube e integrantes do Marketing. Neste treino, obtive informações sobre os patrocinadores e parceiros.

C:\Users\miche\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2020-04-01 at 14.01.19 (2).jpeg

15/03 – Domingo: Este foi o dia mais intenso! Fomos ao estádio Almeidão, a casa do Botafogo PB. Vi a estrutura de novos cadastros para sócios torcedores e assisti ao jogo "Botafogo PB 4 x 1 Nacional de Patos", válido pela sétima rodada do Campeonato Paraibano de 2020. Neste jogo, fizemos duas ações com sócios torcedores. A primeira foi um camarote com sócios, onde os escolhidos poderiam acompanhar a partida através de um camarote exclusivo e equipado com alimentação e bebidas. A segunda ação foi no intervalo do jogo, onde sócios teriam a chance de dar um chute fora da área e caso acertassem o travessão, ganharia uma sacola de prêmios ofertada pela loja oficial. Teve um ganhador!

Dando sequência ao trabalho, ao final do jogo, fiz vídeos com os jogadores pedindo apoio da torcida para o próximo jogo. Estes vídeos foram para as redes sociais do clube. Participei da coletiva de imprensa com o técnico interino Warley (foi sua estreia!) e com o atacante argentino Lucas Simón, sempre observando as marcas no Backdrop e em pontos fixos. Por ter feito três gols na mesma partida, Lucas pediu música no fantástico e por visibilidade a nível nacional, preparamos um boné com o patrocinador máster, além de uma camisa com todos os patrocinadores. Antes, durante e após o jogo, fizemos postagens nas mídias do clube.

C:\Users\miche\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2020-04-01 at 14.01.19 (11).jpeg

 

16/03 - Segunda-feira: Participei de uma entrevista do técnico interino Warley para o Globo Esporte local. Este dia foi marcado pela apresentação de jogador no Centro de Treinamento. Acompanhei as atividades de imprensa e posicionamento das marcas tanto na apresentação, quanto na entrevista exclusiva. Neste dia, tive contato e troca de experiências com o Themístocles, executivo de Marketing do clube e com os profissionais de imprensa. 

17/03 - Terça-feira: Mais um dia de treino pré-jogo, postagem em mídias sociais e coletiva com o técnico. Este dia foi marcado com a informação que o jogo do próximo dia seria sem torcida, devido a Pandemia do Novo Coronavírus. Devido à esta informação, os esforços foram em notificar a decisão, bem como pedir apoio aos torcedores para que acompanhassem o jogo pelo site do GE.

 

18/03 - Quarta-feira: Visitei uma das lojas oficiais para conhecer os produtos licenciados do clube. Acompanhei o jogo pela internet.

Nota: Após este jogo, os atletas foram dispensados, os campeonatos paralisados e as instalações do clube fechadas por conta da pandemia.

Durante a pandemia: Acompanhei ações nas mídias onde os esforços eram minimizar a baixa exposição dos patrocinadores. Entre essas ações, jogadores foram usados para receber em casa produtos de patrocinadores do clube, divulgando o delivery. Mídias dos patrocinadores também foram replicadas nas mídias do clube. Iniciou-se um processo de escolha de um novo uniforme junto à torcida. 

* Todos os dias haviam postagens em redes sociais. Participei também do grupo de WhatsApp do time de Marketing, dando opiniões e ideias.

* O Departamento de Marketing me deu a liberdade de criar um projeto de marketing, onde, farão o possível para executar, tendo assim, um projeto meu no clube.

A experiência seria de dezesseis dias. Infelizmente foram apenas cinco. Porém, quero ratificar o sentimento de que foram dias intensos onde o marketing do clube tem feito um ótimo trabalho no maior da Paraíba! 

Deixo meu sentimento de gratidão ao Presidente Sérgio Meira, Rennan - Diretor de Marketing, Marinho – Vice de Marketing, Pedro Ruffo – Vice Financeiro, Ariano - Vice de Futebol, Giancarlo – Gerente Administrativo, Nadya – Assessoria de Imprensa, Raissa – Social Media, Themí – Executivo de Marketing e Alan – Agencia 10Sports.

Agradeço imensamente à oportunidade proporcionada pelo FI. Tanto no aprendizado (a melhor parte de tudo!), bem como a experiência. Sem essa oportunidade, dificilmente se chega à um grande clube.

Segue mais imagens do período de Experiência Prática:

C:\Users\miche\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2020-04-01 at 14.01.19 (4).jpegC:\Users\miche\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2020-04-01 at 14.01.19 (15).jpegC:\Users\miche\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.Word\WhatsApp Image 2020-04-01 at 14.01.19 (19).jpeg