Para começar a nossa conversa, é necessário voltar no tempo, mais precisamente no ano de 1986, onde os autores Franks & Miller propuseram um estudo onde treinadores foram testados em sua capacidade de observar e relembrar eventos técnicos importantes ocorridos durante um tempo de um jogo de futebol. Como resultado, se identificou que a capacidade dos treinadores conseguirem recordar eventos importantes ocorridos ao longo do jogo é baixa.

De lá para cá, houve um grande interesse pela área de Análise de Desempenho, pois cada vez mais a arte de otimizar o rendimento de uma equipe de futebol através da observação (coletar, tratar e analisar dados) assume um papel fundamental (Garganta, 2001).

Na atualidade, onde o acesso à informação é globalizado e imediato, o futebol não é exceção à regra, pois, com um calendário apertado com muitos jogos em sequência, tanto as Comissões Técnicas como os Jogadores necessitam não somente de dados, mas sim de feedbacks objetivos de forma quantitativa e qualitativa sobre os jogos, treinos, rivais, etc., porém como o tempo é escasso, são necessárias ferramentas que ajudem nesse processo e, com isso, surgem os softwares para a Análise de Desempenho.

Os softwares permitem que a informação seja obtida de forma rápida e fácil, ajudando imensamente os Analistas de Desempenho para que a informação chegue de maneira veloz a todos os integrantes da Comissão Técnica e aos Jogadores (Estanislau, 2016) e, claro, com qualidade.

Mas, uma vez sabendo qual é a importância do Analista de Desempenho no Futebol, surgem as dúvidas como: Quais serão as opções de softwares disponíveis nesse mercado? Qual será a melhor opção?

A seguir, vamos listar o que consideramos como principais softwares que estão em uso no mercado atualmente e tentar ajudar você leitor, na busca por uma resposta para as suas dúvidas.

InStat foi fundada em 2007 e é uma empresa líder mundial em Análise de Desempenho esportivo para Ligas Profissionais, Clubes, Jogadores e mídia no futebol e outros esportes. Na sua lista de clientes conta com Clubes como Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Bayern de Munique. Possui uma análise estatística simples, porém aprofundada.

é um software muito completo que oferece aos usuários uma vídeo-plataforma que cobre 960.000 Jogadores, também oferece relatórios individuais e resumidos para Equipes e Jogadores. Oferece uma tecnologia de filmagem única em 4K (InStat Autocrop), oferece ainda o InStat Index, que com uma pontuação exclusiva, fornece a avaliação mais precisa do desempenho de um Jogador acelerando o processo de Scout. Propicia ainda, relatórios e estatísticas para Jogadores, Análise de Mercado e academias com dados de Jogadores a partir dos 13 anos de idade.

Seus produtos no aplicativo InStat Football Scout podem variar com preços entre 4,49 reais até 649,99 reais por item. Mais informações em: https://instatsport.com/football, https://play.google.com/store/apps/details?id=instat.scout&hl=pt_BR ou https://www.linkedin.com/company/instat-sport/

LongoMatch é uma empresa fundada em 2008, especializada na Análise de Desempenho de diversos esportes entre eles o futebol, sendo a ferramenta oficial de Análise de Vídeo da Seleção Nacional de Futebol da Bélgica.

é um software de análise de vídeo pode capturar vídeo desde uma webcam, por exemplo, sendo optimizada para poder trabalhar até em 4K. Analisa, coloca desenhos nos teus eventos e usa até 8 câmeras que (na função multi-câmera) que te permite ver a jogada desde 8 ângulos diferentes. Te permite compartilhar documentos com a tua equipe de forma online ou, ainda, exportar a um documento Excel para uma análise mais detalhada.

Seus planos para computador possuem uma versão gratuita, outra iniciante de 15 euros ao mês ou 150 euros ao ano e uma versão PRO que chega a 55 euros/mês ou 550 euros/ano. Para celular existe a versão gratuita ou ainda a versão paga de 9,99 euros/mês ou 99 euros/ano. Mais informações em: https://longomatch.com/es/ ou https://www.linkedin.com/company/longomatch-pro/about/

Hudl é uma empresa fundada em 2006, especializada em Análise de Desempenho para esportes em qualquer nível, que desenvolveu um software para ajudar Treinadores, Jogadores e Captadores de Talentos. Mais informações em: https://www.linkedin.com/company/hudl/

Hudl Sportscode é um software que oferece uma captura multi-ângulo simplificada, com desempenho melhorado, fluxos de trabalho mais simples e com uma reprodução de vídeo poderosa. Além disso, oferece entre outros, vídeo de qualidade 4K, importar e combinar vídeos, desenhar, compartilhamento em tempo real e editar vídeos.

Existe um aplicativo Hudl com um custo de 31,99 por cada item. Mais informações em: https://www.hudl.com/products/hudlsportscode ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hudl.hudroid

Wyscout é uma empresa fundada em 2004, sendo utilizada por mais de 800 Clubes profissionais, mais de 40 entre Seleções e Federações Nacionais e as Agências de Jogadores mais importantes do mundo.

é um software que disponibiliza mais de 400 milhões de vídeos de jogadas, desde os 5 melhores campeonatos Europeus, analisando mais de 250 competições de futebol semanalmente. Tem quase 43 mil Equipes na plataforma e mais de 460 mil perfis de Jogadores na plataforma com mais de 200 mil jogos completos com análise de vídeo. Foi desenvolvida para atender as necessidades específicas de diferentes profissionais do futebol como: Agentes, Olheiros, Treinadores, Árbitros, Jogadores e Profissionais da Imprensa.

Existem 3 pacotes que são: Bronze, Prata e Personalizado. O bronze tem um custo anual de 250 euros, o Prata de 600 euros e o Personalizado dependerá do pacote a ser montado. No aplicativo os valores podem variar de 2,99 reais até 919,99 reais por item. Mais informações em: https://wyscout.com/pt-pt/, https://www.linkedin.com/company/wyscout/ ou https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wyscout.standard&hl=pt_BR

E aí gostou das nossas dicas? Conhece alguma outra? Deixe o seu comentário!

REFERÊNCIAS

ESTANISLAU, Aurélio. Comparação de diferentes sistemas de análise de desempenho no futebol: Proposta na utilização do software. Limeira, 2016. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000977760> Acesso em: 24 set. 2020.

FRANKS, Ian M; MILLER, Gary. Journal of Sport Behavior; Mobile, Ala. Tomo 9, N.º 1, (Mar 1, 1986): 38.

GARGANTA, Júlio. Análise da performance nos jogos desportivos.: Revisão acerca da análise de jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 1, n. 1, p. 27-64, jan. 2001.