O futebol é uma modalidade de esporte com exercícios intermitentes de intensidade variável. Aproximadamente, 88% de uma partida de futebol envolvem atividades aeróbias e, os 12% restantes, atividades anaeróbias de alta intensidade.

Durante um jogo de futebol, os jogadores percorrem aproximadamente 11 quilômetros, sendo que a média da distância coberta no primeiro tempo é 5% maior que a do segundo tempo. Nessa distância temos atividades que perfazem 3,2 quilômetros de caminhadas, 1,8 quilômetro de corridas e 1,0 quilômetro em sprint, entre outras.

A nutrição e o treinamento são alguns aspectos fundamentais para que o jogador de futebol tenha bom desempenho. A demanda energética dos treinamentos e competições requer que os jogadores consumam uma dieta balanceada, particularmente rica em carboidratos.

 

E NO INTERVALO, O QUE FAZER?

O objetivo da nutrição no intervalo do jogo é diminuir ao máximo a perda dos estoques do corpo, de energia, de água e eletrólitos (minerais). Os atletas devem fazer reposição durante o jogo para evitar fadiga precoce e desidratação excessiva. Durante o intervalo do jogo, consumir bebidas isotônicas, água de coco ou géis de carboidratos, deglutindo ou em forma de bochechos. Para aqueles que sentem fome, podem consumir frutas.

 

Por Marcelle Luz:

Farmacêutica de formação, sempre atuei na área de saúde. Por ser praticante de esportes e atividades físicas, sabia da importância de uma boa alimentação para performance, controle de peso e na prevenção de doenças. Tinha bastante dificuldade em manter uma alimentação saudável, seja pelo preparo, custo ou rotina. Percebendo que não era a única com esta dificuldade, decidi cursar nutrição para entender mais sobre este universo. Colocando-me no lugar dos pacientes, tento desmistificar ou facilitar a dieta, tornando-a mais acessível financeiramente ou factível. Dediquei-me muito a área clínica e esportiva, por serem pessoas que necessitam de um acompanhamento mais rígido, onde cada detalhe pode fazer a diferença numa partida, numa luta ou numa prova.

Hoje, além de Farmacêutica Clínica, sou Nutricionista Esportiva. Com formação em nutrição desportiva no futebol pelo Barça Innovation Hub Universitas. Nutricionista do EC Jacuipense e do Sorocaba F7.