Hoje no nosso Blog é dia de apresentar mais um convidado especial, direto da baixada Santista, se trata de Odair Fernandes Dal Molin, que atualmente é Analista de Mercado da Categoria Profissional do Santos Futebol Clube, que é uma das referência no Brasil na detecção e formação de jovens talentos para o Futebol Brasileiro. Odair nos contará sobre a sua experiência como Analista de Mercado, mais especificamente no processo de Análise de atletas, Ferramentas utilizadas e a Experiência do dia-dia de um grande clube brasileiro.

Então vamos ao texto, boa leitura a todos!

O papel principal do Analista de Mercado é Identificar e Analisar jogadores que se enquadrem dentro do perfil do clube, considerando uma visão mais estratégica e macro. Os perfis variam de clube para clube e essa cobertura pode ser visando atletas de base e/ou profissional. O Analista fica responsável por manter um banco de dados atualizado, com informações quantitativas e qualitativas dos atletas, definindo os níveis de observação que cada um necessita. Também, faz parte da função apresentar relatórios individuais de atletas ou sobre tarefas específicas, além de direcionar os alvos previamente definidos para a Direção.

É fundamental ter o conhecimento completo do clube, entender sua Identidade Cultural, seu Modelo de Jogo e o Contexto que está inserido. Esses serão os norteadores da prospecção no mercado, saber qual perfil de jogador buscar.

A Identidade Cultural do clube, ou DNA, é formada ao longo da sua história.

O Modelo de Jogo pode ser definido com o conjunto de princípios e ideias que embasam o comportamento da equipe nos momentos do jogo – organização ofensiva e defensiva, transição ofensiva e defensiva.

O Contexto do clube e a viabilidade financeira também são fatores determinantes para moldar a estratégia do departamento e o perfil de contratação que o clube irá buscar.

No caso do Santos, resumidamente, trata-se um clube historicamente forte na fase ofensiva do jogo e que sempre buscou dar oportunidades para jogadores jovens e leves.

A visão sistêmica, a integração das categorias e o alinhamento das informações são muito importantes para a montagem dos elencos e desenvolvimento de atletas. Principalmente, para um clube formador como o Santos. Os processos precisam ser bem organizados e definidos, através de conceitos atualizados e padronizados em toda a comissão. A utilização dos mesmos Métodos de Análise por scouts internos e externos facilita a tomada de decisão na hora de contratar jogadores. Conhecer os atletas internos e toda a cadeia é parte importante do processo, dando o indicativo das carências ou soluções que o clube possui.

Escolhemos o raio de cobertura para identificar jogadores que se encaixam no perfil que o clube busca e definimos quais ligas dar prioridade. Assistimos esses campeonatos, relatamos jogo a jogo no banco de dados e acionamos alertas em jogadores de maior destaque. Recebemos, diariamente, indicações externas de diferentes origens, incluindo os nomes em uma lista de espera para análise.

O Monitoramento Constante de competições e atletas é feito com regularidade. Apesar de priorizarmos algumas ligas, estamos atentos a boa parte do mercado, súmulas e notícias. Tentamos cobrir o máximo de território.

Descrevo aqui algumas Etapas de Análise, que vão desde a curricular até a assistir jogos in loco.

- Análise do jogo:

Dentro da Análise do Jogo, independente do viés (se é uma Análise individual coletiva ou direcionada a um atleta específico), temos três etapas nesse processo: Informações pré-jogo; a análise durante o jogo; e o relatório pós jogo, que é escrito e integrado ao banco de dados do departamento.

A Análise individual é feita com base nos pilares Técnico, Físico, Tático e Mental. Cada pilar possui seus atributos para análise e cada posição tem seus pré-requisitos para o perfil de jogador que o clube busca.

No pilar Técnico é analisado a capacidade de controle de bola, primeiro toque, passe, cruzamento e outras ações.

No Físico: Agilidade, coordenação, equilíbrio, aceleração/velocidade (5,10 e 20 metros), impulsão, resistência, recuperação e força.

No Tático (que varia muito por posição) consideramos ações de movimentação e leitura de jogo do atleta.

No Mental, é a agressividade, coragem, determinação, concentração, criatividade e liderança. Todos os pilares são igualmente importantes na avaliação, sendo importante destacar que muitos atributos são treináveis e, dependendo da idade, podem ser relevados.

A rotina do nosso departamento de Análise de Mercado é planejada. Definimos competições como prioridade para monitoramento, acompanhamos jogadores identificados como Alvo no Mercado e Analisamos as indicações internas e externas. Também assistimos os treinamentos do Aspirantes, que é a equipe de transição dos jogadores da base ao profissional. Todas essas tarefas possuem um relatório ao final.

Usamos diferentes Ferramentas nas pesquisas. Para a Análise Curricular, utilizamos sites como o oGol, que possui uma cobertura completa das competições brasileiras; o SoccerWay, quando é necessário informações de jogadores de ligas secundárias e de escalão inferior. Importante ressaltar que esses dois sites fornecem a ficha dos atletas com dados gerais, histórico de clubes, jogos, gols e minutagem; o SofaScore para informações gerais e estatísticas básicas sob a perspectiva individual e coletiva das principais ligas; o Transfermarkt para dados contratuais, de transferências e lesão.

Para a Análise de Vídeo, temos o YouTube e o MyCujoo. Além de armazenar os vídeos promocionais de alguns jogadores, são duas plataformas que possuem diversas transmissões de jogos. As competições de base estão tendo bastante cobertura, principalmente no MyCujoo, com os jogos ficando armazenados e disponíveis na própria plataforma. Todas essas ferramentas citadas acima são gratuitas e contribuem bastante no processo.

As principais Ferramentas completas e no caso não gratuitas que utilizamos são o Wyscout e o InStat. Nos fornecem vídeos e estatísticas mais avançadas de competições de todo o mundo, nos possibilitando assistir e fazer o download de jogos inteiros ou compilados de ações de determinado atleta.

A visão estratégica é crucial para o departamento. O mercado vem se aquecendo cada vez mais cedo, com muitas movimentações de transferências de Jovens Atletas. Saber o timing certo para contratar e antecipar o mercado vem sendo uma tendência cada vez maior. Sendo assim, também fazemos o controle dos contratos de jogadores externos para eventuais oportunidades de mercado.

Acima de tudo, o Analista de Mercado encara o atleta como um ativo do clube. Com uma visão macro que engloba não só a capacidade atual e potencial desportiva do jogador, mas também o potencial financeiro e comercial.

E aí você gostou desse relato? Se interessou pelo assunto? Conheça o nosso curso de Análise de Mercado! Deixe o seu comentário e entre na página https://mercado.futebolinterativo.com/ para se inscrever hoje mesmo! E não esqueça de fazer o seu registro para participar do nosso próximo Evento de Modelo de Jogo! Entre na página https://profissaotreinador.futebolinterativo.com/  para se inscrever hoje mesmo, o Evento é gratuito!

Odair Fernandes Dal Molin é formado em Administração na UNESC. Iniciou no futebol como Analista de Desempenho em 2017 no Profissional do Criciúma EC, onde ficou até dezembro de 2019. Desde então, é Analista de Mercado no Profissional do Santos FC.